Poder Paralelo é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record, que estreou em 14 de Abril de 2009 às 22h30, substituindo a novela Chamas da Vida, de Cristianne Fridman.
A novela é baseada no livro Honra ou Vendetta, de Sílvio Lancelotti, e tem autoria de Lauro César Muniz e Dora Castellar, em colaboração com Aimar Labaki, Mário Vianna, Newton Cannito e Rosane Lima. A direção é José Carlos Pieri, Leonardo Miranda, Marcus Coqueiro e Sérgio Celeste (Sacha), com direção geral de Ignácio Coqueiro. Produção musical de João Jacques de Oliveira e direção musical de Marco Camargo.
Sua classificação indicativa é para maiores de 14 anos. Apresentando Gabriel Braga Nunes como protagonista, Marcelo Serrado como antagonista principal e Miriam Freeland, Paloma Duarte , Petrônio Gontijo e Tuca Andrada como co-protagonistas principais.
Sinopse
A história começa em Palermo. Um atentado é preparado e um homem será assassinado. A ordem parte do Brasil, mas a vítima está na Itália. É Tony Castellamare, um brasileiro de origem italiana que é suspeito de ligações com a máfia. Mas o crime é interceptado por Telônio Meira (Téo), delegado da Polícia Federal Brasileira e chefe da operação que investiga uma poderosa conexão do narcotráfico. Numa ação rápida, o delegado impede que Tony morra com a explosão de uma bomba em seu carro, mas não consegue evitar a pior tragédia. A Condessa Marina di Salaparuta, a mulher de Tony, e suas filhas gêmeas morrem numa terrível explosão criminosa. Tony não consegue chegar a tempo de impedir que a mulher entre no carro e vê a familia morrer. Atingido pela tristeza, Tony descobre que a ordem para matá-lo partiu do Brasil e decide se vingar. Ele vem para o país acompanhado do filho Eduardo e se hospeda na casa dos pais, os italianos Don Caló e Mamma Freda. Tony é misterioso e não deixa claro a ninguém a sua relação com a máfia e, a princípio, nem ele sabe o motivo pelo qual querem matá-lo. É exatamente essa a questão que mais instiga o delegado Téo, que quer desbaratar a rede de narcotráfico que liga Brasil e Itália. Téo sabe que Tony pode ser o elo que precisa para chegar até o misterioso Capo, ou seja, líder de toda essa organização. O delegado conta com um moderno aparato policial e tem em sua equipe profissionais extremamente qualificados, como seu principal parceiro Renato e seu namorada Marília, especialista em tecnologia e capaz de invadir qualquer sistema operacional. Por outro lado, os envolvidos com a máfia não querem que a polícia se aproxime de seus negócios. Iago, porta-voz do Capo, cuida disso comandando seus contraventores no Brasil, com a ajuda de Lucas e Tucci, e na Itália, por meio de Brasiliano. Iago faz o que pode para atrapalhar as investigações de Téo.
Romance
A vida de Tony não está envolta apenas em crimes e tragédias. Pouco antes da morte de sua família, ele conhece a brasileira Lígia. A jornalista inicialmente se aproxima dele para conseguir um furo jornalístico para a revista Grafos do Brasil, mas acaba se apaixonando. Lígia passa a viver então uma crise ética por ter se apaixonado por um homem que supostamente é um criminoso. Ela vê o sofrimento de Tony ao perder a família e se sensibiliza com isso. Ao mesmo tempo, é cobrada ostensivamente por seu editor-chefe, Baruel, para conseguir uma matéria bombástica. Tony, por sua vez, fica fascinado por Lígia, mas também se irrita ao saber que ela é jornalista e quer fazer uma matéria sobre a vida dele.
Amor X Traição
Maura dedica sua vida a cuidar do marido e dos filhos, Luísa, Pedro e Junior. Casou-se cedo com Bruno Vilar e deixou de lado o desejo de ser atriz, por insistência do próprio marido. Ele, por sua vez, enriqueceu ao se casar com Maura e passar a trabalhar nos negócios da família. Apesar de não ter realizado seu maior sonho, Maura é muito feliz. O que ela não imagina é que o marido há anos mantém um caso extraconjugal com a famosa atriz Fernanda Lira. Pior: ele promete à amante construir um teatro para ela. Certamente, o mundo de Maura viria abaixo se ela descobrisse a traição, mas Bruno se esforça para iludir a mulher de que ele a ama. Fernanda é famosa no Brasil por sua atuação em filmes, programas de televisão e peças de teatro. Ela se sente atraída pelo comportamento imprevisível de Bruno, mas está cansada de ser "a outra". Rudi e, posteriormente, Tony podem atrapalhar o romance de Bruno e Fernanda.
Casos "proibidos"
Pedro é um problema para Bruno e Maura. Não quer de forma alguma seguir os passos do pai assumindo as empresas da família. Apaixona-se por Nina, uma mulher mais madura do que ele. Nina teve um passado sofrido ao lado do ex-marido, que chegou, inclusive a agredi-la. Por isso, cede fácil aos carinhos de Pedro, mas entra em crise, porque ele é filho de seu patrão. Nina teme que Bruno descubra o romance e a demita. Luísa não fica atrás do irmão Pedro. Ela é noiva de André, considerado pelos pais o genro perfeito, mas se apaixona pelo fotógrafo Dog. Luísa se encanta pelo espírito aventureiro dele, só que Bruno faz o possível para separá-los.
Os italianos
Don Caló veio morar em São Paulo ainda jovem. Caló fugiu de uma briga entre famílias mafiosas. Viveu na Itália nos áureos tempos da máfia e tem certa nostalgia dessa época, apesar de supostamente estar bem afastado de ações mafiosas. Caló tem vários negócios, entre eles o Hotel Diana, em sociedade com Bruno Vilar. Casou-se com Freda, com quem teve três filhos: Tony, Rudi e Gigi. Mamma Freda, como é carinhosamente chamada por todos, é dedicada aos filhos e tem muita influência nos bastidores da família. Rudi é o filho que traz mais problemas aos pais, por conta de seu envolvimento com o tráfico de drogas.
O Sobrado
Tudo é repartido no sobrado de Lurdes, onde também moram Mimi, Wagner, João e Vitor. Todos trabalham duro, têm pouco dinheiro, mas vivem intensamente. Sempre que podem fazem um churrasquinho ou uma festinha. Se bem que, vez por outra, entram em conflito e Vitor tem que usar suas habilidades diplomáticas para conter os ânimos. No início da história, Lurdes enterra seu marido. Só que em vez de chorar, comemora, já que perdeu "um traste beberrão", como ela diz.
Mortes Misteriosas
A partir do capítulo exibido a 3 de novembro de 2009, alguns personagens da novela foram misteriosamente assassinados, sempre mantendo um clima de suspense com o anonimato do(s) assassino(s), de forma que as suspeitas recaiam sempre sobre Bruno Vilar ou Tony Castellamare. Há dois detalhes comuns a todos os crimes: o primeiro é que as vítimas foram todas mortas com um único tiro na cabeça de uma pistola com silenciador, de modo a não atrair atenções de terceiros; o outro é o fato de sempre aparecer uma fotografia do criminoso mirim conhecido por "Guri" afixada aos cadáveres como assinatura das mortes. Todas as mortes foram provocadas por Paulo Garzia (Nicola Siri) com a ajuda de Neide. Paulo arquitetou tudo, a começar pelas mortes da esposa e filhas gêmeas de Tony em Palermo, na intenção de colocar os Castellamare e os Vilar em guerra entre si, a fim de destruir os dois lados e então tomar para si mesmo os postos de líder das máfias sem jamais levantar suspeitas.
3 de novembro de 2009 - Deputado Juraci Ramos (José D'artagnan Jr.) - Apareceu boiando na piscina do Hotel Diana (de propriedade de Bruno Vilar), com um tiro na cabeça e a foto do "Guri".
6 de novembro de 2009 - Mamma Freda (Lu Grimaldi) - Encontrada morta por Dón Caló na piscina da mansão dos Castellamare, com um tiro na testa e a foto do "Guri".
12 de novembro de 2009 - André Campos (André Bankoff) - Achado morto por Bebel na sauna do Hotel Diana, também com um tiro na cabeça e a foto de "Guri".
18 de novembro de 2009 - Wagner Martins (Lucio Fernandes) - Achado morto por João na mesa da sala de jantar do Sobrado, também baleado na cabeça e com uma foto de "Guri" em suas costas.
26 de novembro de 2009 - Dr. Josué Santana (Paulo Gorgulho) - Luísa o encontrou deitado sobre a cama de uma das suítes de luxo do Hotel Diana, baleado na cabeça, com uma foto do "Guri".
10 de dezembro de 2009 - Dra. Helena Miranda (Martha Mellinger) - Encontrada morta em um quarto da clínica, com um tiro na testa e a foto do "Guri".
18 de dezembro de 2009 - Dr. Armando Orlim (Cecil Thiré) - Vânia o encontrou deitado na cama da sua suíte em um hotel no interior de São Paulo, com uma perfuração de bala na cabeça e com a foto de "Guri".
4 de janeiro de 2010 - Vânia Orlim (Bete Coelho) - O assassino misterioso a emboscou nas salas e cozinha do Hotel, matando-a com um tiro silencioso na cabeça, na agência de turismo (de propriedade de seu pai, Dr. Armando Orlim) e colocando a foto de "Guri" no cadáver. Foi encontrada por Neide, a quem Vânia ligou antes de morrer e dizer que estava sendo perseguida pelo assassino.
25 de janeiro de 2010 - Nida (Beth Erthal) - Após apontar a arma para Dulce, que grita, o assassino misterioso se esconde. Logo em seguida, Nida é surpreendida pelo homicida, que lhe acerta um tiro na testa e deposita sobre seu corpo a foto do "Guri".
11 de fevereiro de 2010 - Delegado Regional César Bittencourt (César Amorim) - Depois de Renato sair da delegacia, César toma uma xícara de chá, quando aparece o assassino misterioso na delegacia e dá-lhe um tiro na testa. De manhã, Renato o encontra deitado na cadeira do escritório de césar e com a foto do "Guri" pendurada no paletó.
24 de fevereiro de 2010 - Roberto Baruel (Carlos Bonow) - Baruel entra no apartamento de Lígia a sua procura, toma um copo de vinho na sala e vai ao banheiro, imaginando encontrá-la no aposento. Eis que o jornalista depara-se com o assassino misterioso (ele entrou sorrateiramente no apartamento, sem chamar atenção de ninguém), de quem recebe o tiro certeiro na testa. Quando Lígia chega ao apartamento, avista o cadáver de Baruel deitado em sua cama (o assassino o transferiu do banheiro para o quarto), com uma foto de "Guri" entre as mãos.
Produção
A máfia e a espontaneidade do povo italiano fazem parte da trama de Poder Paralelo, a mais nova produção da Rede Record. Com texto de Lauro César Muniz e direção geral de Ignácio Coqueiro, a novela apresenta elenco com mais de 60 atores. As primeiras cenas foram gravadas nas cidades de Palermo e Tonnara di Scopello - situadas na região da Sicília, na Itália. Mais de 100 pessoas, entre profissionais da Record e contratados na Itália, participaram das gravações. Uma das sequências mais impactantes foi a explosão de um carro que mata a família de Tony Castellamare, em uma praça no centro de Palermo. Assim como a capital paulista, a cidade de Serra Negra no interior de São Paulo, também serve de cenário para a novela.
Bastidores
* Vendetta foi seu título provisório, divulgado até na chamada de programação de 2009. Porém, não pôde ser o título da novela, pois já estava registrado.
* A princípio a personagem Miquelina Vaz seria interpretada pela atriz Andréa Leal, porém o papel acabou ficando com a atriz Júlia Sabugosa.
* Rodrigo Penna faria uma participação especial como Alberto de Castro, mas Márcio Kieling acabou ficando com o papel.
* Para dar vida a governanta Nida, estava escalada a atriz Maria Sílvia, porém este personagem acabou sendo interpretado por Betty Erthal.
* A atriz Adriana Prado havia sido sondada para dar vida a personagem Neide, mas ela já estava comprometida com o seriado A Lei e o Crime, e não pôde aceitar o papel, a qual ficou a cargo de Maria Carolina Ribeiro.
* Os papéis dos terroristas árabes Khalid e Laila estavam, no início, a cargo dos atores Luciano Szafir e Carla Regina. Porém, os dois foram transferidos para outras produções da Record. Luciano ficou com o papel de Amadeus, o protagonista de Promessas de Amor e Carla ficou com o papel de Cínthia, uma das vilãs de Bela, a Feia. Em seus lugares, entraram em Poder Paralelo os atores Fernando Pavão, saído de Caminhos do Coração e Luciana Braga, recém-contratada pela Record.
* Bebel Luma Costa seria uma Lolita que seduziria homens mais velhos, porém isso não aconteceu na novela.
* Em seu último capítulo foi revelado quem era o Guri. Paulo Garzia e Neide Queiroz.
Curiosidades
* A princípio a personagem Miquelina Vaz seria interpretada pela atriz Andréa Leal, porém o papel acabou ficando com a atriz Júlia Sabugosa.
* A princípio, Rodrigo Penna faria uma participação especial como Alberto de Castro, mas Márcio Kieling acabou ficando com o papel.
* Para dar vida a governanta Nida, estava escalada a atriz Maria Sílvia, porém este personagem acabou sendo interpretado por Betty Erthal.
* A atriz Adriana Prado havia sido sondada para dar vida a personagem Neide, mas ela já estava comprometida com o seriado A Lei e o Crime, e não pôde aceitar o papel, a qual ficou a cargo de Maria Carolina Ribeiro.
* Em breve André Fillippi di Mauro, entrará em Poder Paralelo, como o terrorista muçulmano Khalid, praticamente fazendo com que o ator emendasse uma novela com a outra, após interpretar o pedófilo Lipe em Chamas da Vida.
* Teve dois títulos provisórios: Machos e Vendetta.
* A Música Imbranato de Tiziano Ferro já teve ao ar na Rede Globo na novela Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos
* Atualmente a ordem dos nomes dos atores e atrizes foram mudados na abertura.
Audiência
Estreia: A novela Poder Paralelo estreou marcando 15 pontos de média, 17 pontos de pico e 22% de share no Ibope medido na Grande São Paulo registrando, assim, o segundo lugar isolado. Já no Ibope medido no Rio de Janeiro, a novela obteve 19 pontos de média, 23 pontos de pico e 30% de share, números que lhe garantiram o segundo lugar isolado, com 6 minutos na liderança. Menor audiência: A menor audiência registrada até o momento por Poder Paralelo foi de 8 pontos de média e ocorreu em 15 de junho de 2009. Neste dia, uma segunda-feira, a novela concorreu com a exibição do último capítulo de Revelação, novela exibida pela concorrente SBT, que também obteve 8 pontos de média.
Último capítulo
No final da trama Bruno morre numa explosão de carro armada por Don Caló e Tucci, Don Caló morre também na explosão. Maura e Rafael terminam juntos e Nina é condenada a pena de serviços comunitários vivendo assim ao lado de Pedro. Nasce o filho de Tony com Fernanda Lira. (O misterioso Guri é descoberto tentando matar Tony. Paulo Garzia e Neide são os guris e morrem no final.) Tony e Lígia terminam juntos. E Fernanda vai viver na Espanha com seu filho.
Elenco
A novela é baseada no livro Honra ou Vendetta, de Sílvio Lancelotti, e tem autoria de Lauro César Muniz e Dora Castellar, em colaboração com Aimar Labaki, Mário Vianna, Newton Cannito e Rosane Lima. A direção é José Carlos Pieri, Leonardo Miranda, Marcus Coqueiro e Sérgio Celeste (Sacha), com direção geral de Ignácio Coqueiro. Produção musical de João Jacques de Oliveira e direção musical de Marco Camargo.
Sua classificação indicativa é para maiores de 14 anos. Apresentando Gabriel Braga Nunes como protagonista, Marcelo Serrado como antagonista principal e Miriam Freeland, Paloma Duarte , Petrônio Gontijo e Tuca Andrada como co-protagonistas principais.
Sinopse
A história começa em Palermo. Um atentado é preparado e um homem será assassinado. A ordem parte do Brasil, mas a vítima está na Itália. É Tony Castellamare, um brasileiro de origem italiana que é suspeito de ligações com a máfia. Mas o crime é interceptado por Telônio Meira (Téo), delegado da Polícia Federal Brasileira e chefe da operação que investiga uma poderosa conexão do narcotráfico. Numa ação rápida, o delegado impede que Tony morra com a explosão de uma bomba em seu carro, mas não consegue evitar a pior tragédia. A Condessa Marina di Salaparuta, a mulher de Tony, e suas filhas gêmeas morrem numa terrível explosão criminosa. Tony não consegue chegar a tempo de impedir que a mulher entre no carro e vê a familia morrer. Atingido pela tristeza, Tony descobre que a ordem para matá-lo partiu do Brasil e decide se vingar. Ele vem para o país acompanhado do filho Eduardo e se hospeda na casa dos pais, os italianos Don Caló e Mamma Freda. Tony é misterioso e não deixa claro a ninguém a sua relação com a máfia e, a princípio, nem ele sabe o motivo pelo qual querem matá-lo. É exatamente essa a questão que mais instiga o delegado Téo, que quer desbaratar a rede de narcotráfico que liga Brasil e Itália. Téo sabe que Tony pode ser o elo que precisa para chegar até o misterioso Capo, ou seja, líder de toda essa organização. O delegado conta com um moderno aparato policial e tem em sua equipe profissionais extremamente qualificados, como seu principal parceiro Renato e seu namorada Marília, especialista em tecnologia e capaz de invadir qualquer sistema operacional. Por outro lado, os envolvidos com a máfia não querem que a polícia se aproxime de seus negócios. Iago, porta-voz do Capo, cuida disso comandando seus contraventores no Brasil, com a ajuda de Lucas e Tucci, e na Itália, por meio de Brasiliano. Iago faz o que pode para atrapalhar as investigações de Téo.
Romance
A vida de Tony não está envolta apenas em crimes e tragédias. Pouco antes da morte de sua família, ele conhece a brasileira Lígia. A jornalista inicialmente se aproxima dele para conseguir um furo jornalístico para a revista Grafos do Brasil, mas acaba se apaixonando. Lígia passa a viver então uma crise ética por ter se apaixonado por um homem que supostamente é um criminoso. Ela vê o sofrimento de Tony ao perder a família e se sensibiliza com isso. Ao mesmo tempo, é cobrada ostensivamente por seu editor-chefe, Baruel, para conseguir uma matéria bombástica. Tony, por sua vez, fica fascinado por Lígia, mas também se irrita ao saber que ela é jornalista e quer fazer uma matéria sobre a vida dele.
Amor X Traição
Maura dedica sua vida a cuidar do marido e dos filhos, Luísa, Pedro e Junior. Casou-se cedo com Bruno Vilar e deixou de lado o desejo de ser atriz, por insistência do próprio marido. Ele, por sua vez, enriqueceu ao se casar com Maura e passar a trabalhar nos negócios da família. Apesar de não ter realizado seu maior sonho, Maura é muito feliz. O que ela não imagina é que o marido há anos mantém um caso extraconjugal com a famosa atriz Fernanda Lira. Pior: ele promete à amante construir um teatro para ela. Certamente, o mundo de Maura viria abaixo se ela descobrisse a traição, mas Bruno se esforça para iludir a mulher de que ele a ama. Fernanda é famosa no Brasil por sua atuação em filmes, programas de televisão e peças de teatro. Ela se sente atraída pelo comportamento imprevisível de Bruno, mas está cansada de ser "a outra". Rudi e, posteriormente, Tony podem atrapalhar o romance de Bruno e Fernanda.
Casos "proibidos"
Pedro é um problema para Bruno e Maura. Não quer de forma alguma seguir os passos do pai assumindo as empresas da família. Apaixona-se por Nina, uma mulher mais madura do que ele. Nina teve um passado sofrido ao lado do ex-marido, que chegou, inclusive a agredi-la. Por isso, cede fácil aos carinhos de Pedro, mas entra em crise, porque ele é filho de seu patrão. Nina teme que Bruno descubra o romance e a demita. Luísa não fica atrás do irmão Pedro. Ela é noiva de André, considerado pelos pais o genro perfeito, mas se apaixona pelo fotógrafo Dog. Luísa se encanta pelo espírito aventureiro dele, só que Bruno faz o possível para separá-los.
Os italianos
Don Caló veio morar em São Paulo ainda jovem. Caló fugiu de uma briga entre famílias mafiosas. Viveu na Itália nos áureos tempos da máfia e tem certa nostalgia dessa época, apesar de supostamente estar bem afastado de ações mafiosas. Caló tem vários negócios, entre eles o Hotel Diana, em sociedade com Bruno Vilar. Casou-se com Freda, com quem teve três filhos: Tony, Rudi e Gigi. Mamma Freda, como é carinhosamente chamada por todos, é dedicada aos filhos e tem muita influência nos bastidores da família. Rudi é o filho que traz mais problemas aos pais, por conta de seu envolvimento com o tráfico de drogas.
O Sobrado
Tudo é repartido no sobrado de Lurdes, onde também moram Mimi, Wagner, João e Vitor. Todos trabalham duro, têm pouco dinheiro, mas vivem intensamente. Sempre que podem fazem um churrasquinho ou uma festinha. Se bem que, vez por outra, entram em conflito e Vitor tem que usar suas habilidades diplomáticas para conter os ânimos. No início da história, Lurdes enterra seu marido. Só que em vez de chorar, comemora, já que perdeu "um traste beberrão", como ela diz.
Mortes Misteriosas
A partir do capítulo exibido a 3 de novembro de 2009, alguns personagens da novela foram misteriosamente assassinados, sempre mantendo um clima de suspense com o anonimato do(s) assassino(s), de forma que as suspeitas recaiam sempre sobre Bruno Vilar ou Tony Castellamare. Há dois detalhes comuns a todos os crimes: o primeiro é que as vítimas foram todas mortas com um único tiro na cabeça de uma pistola com silenciador, de modo a não atrair atenções de terceiros; o outro é o fato de sempre aparecer uma fotografia do criminoso mirim conhecido por "Guri" afixada aos cadáveres como assinatura das mortes. Todas as mortes foram provocadas por Paulo Garzia (Nicola Siri) com a ajuda de Neide. Paulo arquitetou tudo, a começar pelas mortes da esposa e filhas gêmeas de Tony em Palermo, na intenção de colocar os Castellamare e os Vilar em guerra entre si, a fim de destruir os dois lados e então tomar para si mesmo os postos de líder das máfias sem jamais levantar suspeitas.
3 de novembro de 2009 - Deputado Juraci Ramos (José D'artagnan Jr.) - Apareceu boiando na piscina do Hotel Diana (de propriedade de Bruno Vilar), com um tiro na cabeça e a foto do "Guri".
6 de novembro de 2009 - Mamma Freda (Lu Grimaldi) - Encontrada morta por Dón Caló na piscina da mansão dos Castellamare, com um tiro na testa e a foto do "Guri".
12 de novembro de 2009 - André Campos (André Bankoff) - Achado morto por Bebel na sauna do Hotel Diana, também com um tiro na cabeça e a foto de "Guri".
18 de novembro de 2009 - Wagner Martins (Lucio Fernandes) - Achado morto por João na mesa da sala de jantar do Sobrado, também baleado na cabeça e com uma foto de "Guri" em suas costas.
26 de novembro de 2009 - Dr. Josué Santana (Paulo Gorgulho) - Luísa o encontrou deitado sobre a cama de uma das suítes de luxo do Hotel Diana, baleado na cabeça, com uma foto do "Guri".
10 de dezembro de 2009 - Dra. Helena Miranda (Martha Mellinger) - Encontrada morta em um quarto da clínica, com um tiro na testa e a foto do "Guri".
18 de dezembro de 2009 - Dr. Armando Orlim (Cecil Thiré) - Vânia o encontrou deitado na cama da sua suíte em um hotel no interior de São Paulo, com uma perfuração de bala na cabeça e com a foto de "Guri".
4 de janeiro de 2010 - Vânia Orlim (Bete Coelho) - O assassino misterioso a emboscou nas salas e cozinha do Hotel, matando-a com um tiro silencioso na cabeça, na agência de turismo (de propriedade de seu pai, Dr. Armando Orlim) e colocando a foto de "Guri" no cadáver. Foi encontrada por Neide, a quem Vânia ligou antes de morrer e dizer que estava sendo perseguida pelo assassino.
25 de janeiro de 2010 - Nida (Beth Erthal) - Após apontar a arma para Dulce, que grita, o assassino misterioso se esconde. Logo em seguida, Nida é surpreendida pelo homicida, que lhe acerta um tiro na testa e deposita sobre seu corpo a foto do "Guri".
11 de fevereiro de 2010 - Delegado Regional César Bittencourt (César Amorim) - Depois de Renato sair da delegacia, César toma uma xícara de chá, quando aparece o assassino misterioso na delegacia e dá-lhe um tiro na testa. De manhã, Renato o encontra deitado na cadeira do escritório de césar e com a foto do "Guri" pendurada no paletó.
24 de fevereiro de 2010 - Roberto Baruel (Carlos Bonow) - Baruel entra no apartamento de Lígia a sua procura, toma um copo de vinho na sala e vai ao banheiro, imaginando encontrá-la no aposento. Eis que o jornalista depara-se com o assassino misterioso (ele entrou sorrateiramente no apartamento, sem chamar atenção de ninguém), de quem recebe o tiro certeiro na testa. Quando Lígia chega ao apartamento, avista o cadáver de Baruel deitado em sua cama (o assassino o transferiu do banheiro para o quarto), com uma foto de "Guri" entre as mãos.
Produção
A máfia e a espontaneidade do povo italiano fazem parte da trama de Poder Paralelo, a mais nova produção da Rede Record. Com texto de Lauro César Muniz e direção geral de Ignácio Coqueiro, a novela apresenta elenco com mais de 60 atores. As primeiras cenas foram gravadas nas cidades de Palermo e Tonnara di Scopello - situadas na região da Sicília, na Itália. Mais de 100 pessoas, entre profissionais da Record e contratados na Itália, participaram das gravações. Uma das sequências mais impactantes foi a explosão de um carro que mata a família de Tony Castellamare, em uma praça no centro de Palermo. Assim como a capital paulista, a cidade de Serra Negra no interior de São Paulo, também serve de cenário para a novela.
Bastidores
* Vendetta foi seu título provisório, divulgado até na chamada de programação de 2009. Porém, não pôde ser o título da novela, pois já estava registrado.
* A princípio a personagem Miquelina Vaz seria interpretada pela atriz Andréa Leal, porém o papel acabou ficando com a atriz Júlia Sabugosa.
* Rodrigo Penna faria uma participação especial como Alberto de Castro, mas Márcio Kieling acabou ficando com o papel.
* Para dar vida a governanta Nida, estava escalada a atriz Maria Sílvia, porém este personagem acabou sendo interpretado por Betty Erthal.
* A atriz Adriana Prado havia sido sondada para dar vida a personagem Neide, mas ela já estava comprometida com o seriado A Lei e o Crime, e não pôde aceitar o papel, a qual ficou a cargo de Maria Carolina Ribeiro.
* Os papéis dos terroristas árabes Khalid e Laila estavam, no início, a cargo dos atores Luciano Szafir e Carla Regina. Porém, os dois foram transferidos para outras produções da Record. Luciano ficou com o papel de Amadeus, o protagonista de Promessas de Amor e Carla ficou com o papel de Cínthia, uma das vilãs de Bela, a Feia. Em seus lugares, entraram em Poder Paralelo os atores Fernando Pavão, saído de Caminhos do Coração e Luciana Braga, recém-contratada pela Record.
* Bebel Luma Costa seria uma Lolita que seduziria homens mais velhos, porém isso não aconteceu na novela.
* Em seu último capítulo foi revelado quem era o Guri. Paulo Garzia e Neide Queiroz.
Curiosidades
* A princípio a personagem Miquelina Vaz seria interpretada pela atriz Andréa Leal, porém o papel acabou ficando com a atriz Júlia Sabugosa.
* A princípio, Rodrigo Penna faria uma participação especial como Alberto de Castro, mas Márcio Kieling acabou ficando com o papel.
* Para dar vida a governanta Nida, estava escalada a atriz Maria Sílvia, porém este personagem acabou sendo interpretado por Betty Erthal.
* A atriz Adriana Prado havia sido sondada para dar vida a personagem Neide, mas ela já estava comprometida com o seriado A Lei e o Crime, e não pôde aceitar o papel, a qual ficou a cargo de Maria Carolina Ribeiro.
* Em breve André Fillippi di Mauro, entrará em Poder Paralelo, como o terrorista muçulmano Khalid, praticamente fazendo com que o ator emendasse uma novela com a outra, após interpretar o pedófilo Lipe em Chamas da Vida.
* Teve dois títulos provisórios: Machos e Vendetta.
* A Música Imbranato de Tiziano Ferro já teve ao ar na Rede Globo na novela Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos
* Atualmente a ordem dos nomes dos atores e atrizes foram mudados na abertura.
Audiência
Estreia: A novela Poder Paralelo estreou marcando 15 pontos de média, 17 pontos de pico e 22% de share no Ibope medido na Grande São Paulo registrando, assim, o segundo lugar isolado. Já no Ibope medido no Rio de Janeiro, a novela obteve 19 pontos de média, 23 pontos de pico e 30% de share, números que lhe garantiram o segundo lugar isolado, com 6 minutos na liderança. Menor audiência: A menor audiência registrada até o momento por Poder Paralelo foi de 8 pontos de média e ocorreu em 15 de junho de 2009. Neste dia, uma segunda-feira, a novela concorreu com a exibição do último capítulo de Revelação, novela exibida pela concorrente SBT, que também obteve 8 pontos de média.
Último capítulo
No final da trama Bruno morre numa explosão de carro armada por Don Caló e Tucci, Don Caló morre também na explosão. Maura e Rafael terminam juntos e Nina é condenada a pena de serviços comunitários vivendo assim ao lado de Pedro. Nasce o filho de Tony com Fernanda Lira. (O misterioso Guri é descoberto tentando matar Tony. Paulo Garzia e Neide são os guris e morrem no final.) Tony e Lígia terminam juntos. E Fernanda vai viver na Espanha com seu filho.
Elenco
Ator | Personagem |
---|---|
Gabriel Braga Nunes | Antônio Castellamare (Tony) |
Paloma Duarte | Fernanda Lira |
Marcelo Serrado | Bruno Vilar |
Miriam Freeland | Lígia Brandão |
Tuca Andrada | Telônio Meira (Téo) |
Adriana Garambone | Maura Orlim Vilar |
Patrícia França | Nina Santanna |
Maria Ribeiro | Marília de Castro |
Nicola Siri | Paulo Garzia |
Karen Junqueira | Regina Castellamare (Gigi) |
Bete Coelho | Vânia Orlim |
Fernanda Nobre | Luísa Orlim Vilar |
Petrônio Gontijo | Rodolfo Castellamare (Rudi) |
Guilherme Boury | Pedro Orlim Vilar |
Paulo Gorgulho | José Santanna |
André Bankoff | André Campos |
Miguel Thiré | Douglas Arno (Dog) |
Lu Grimaldi | Mamma Freda Castellamare |
Luma Costa | Isabel Borges (Bebel) |
Fernando Pavão | Khalid Haissa |
Luciana Braga | Laila Karin |
Ricardo Petraglia | Sérgio Barreto |
Bruno Padilha | Renato Jardim |
Adriana Londoño | Nícia Silva |
Nill Marcondes | Felício Nogueira |
Maria Carolina Ribeiro | Neide Queiroz |
Luiz Guilherme | Lucas Sampaio |
Eliana Guttman | Dulce Orlim |
Sônia Lima | Teresa Garzia |
João Vítor da Silva | Eduardo Salaparuta Castellamare |
Carlos Bonow | Roberto Baruel |
Castrinho | Leonel Pavão |
Martha Mellinger | Helena Miranda |
Marly Bueno | Sônia Meira |
Manoelita Lustosa | Lurdes Leme |
Xando Graça | Felippe Caroté |
Marcello Escorel | Sílvio Carlo |
Roberto Birindelli | Francesco Tucci |
Júlia Sabugosa | Miquelina Vaz (Mimi) |
Leandro Léo | João Leme |
Lúcio Fernandes | Wagner Martins |
Rodrigo Simas | Bruno Vilar Júnior |
Augusto Zacchi | Domi Santino |
Lucas Cotrim | Gustavo Silva |
Renan Pitanga | Armando Orlim Neto |
Júlia Oliva | Juliana Silva |
Adriano di Carvalho | Rodrigo Lins |
Juliane Almeida | Joana Dias |
Bruna Pietronave | Bruna Maria Tucci |
Vanessa Pascale | Elizabete Nunes |
Fany Georguleas | Daniela Amaral |
Cristina Fagundes | Maria |
- Atores Convidados
Ator | Personagem |
---|---|
Antônio Abujamra | Marco Iago |
Cecil Thiré | Armando Orlim |
Gracindo Jr. | Calógero Castellamare (Don Caló) |
Rogério Fróes | Sen. Ari Monteiro de Mello (Capo Palacios) |
Link Oficial da Novela Poder Paralelo
0 comentários :
Postar um comentário